sábado, 31 de janeiro de 2009

Início das Aulas




Todas as escolas e Faculdades já inciaram ou estão para iniciar o ano letivo de 2009 por esses dias. As expectativas são muitas sob vários aspectos.

São muitos os preparativos tanto das instituições como dos alunos e seus familiares. Sempre há a cada início de ano toda uma expectativa em torno do convívio entre os amigos que não se vêem há algum tempo. Os docentes já estão ,com saudade desse contato com a juventude que nos enche, literalmente, de energia rejuvenescedora.

O verdadeiro educador vibra com esse contato. Ele permite a nós todos vivermos a essência do termo latino educere: ajudar a levantar. Transformar, dar condições para a mudança, a evolução.

O grande desafio para os mestres é proporcionar aprendizagem, fazer crescer intelectualmente. Os desafios são muitos, a concorrência pela atenção pesada, mas é preciso ir "aonde" o aluno está, parafraseando Milton Nascimento.

Atualmente, a grande maioria dos jovens utiliza algum tipo de recurso de comunicação ligado à Internet. O Orkut, e-mail, blog, lista de discussão, site pessoal etc. Como concorrer com essas modernidades tecnológicas?

E por que concorrer ? Vamos nos utilizar desses recursos para nos aproximarmos do nosso aluno. É o que proponho. Por que não criamos a comunidade no Orkut da nossa turma ? Por que não criarmos um blog da nossa disciplina e termos esse contato facilitado e até amplificado utilizando recursos inerentes ao dia a dia do nosso aluno ?

Estou proporndo na ASPER, instituição na qual trabalho, que cada turma tenha o seu blog e que esse blog seja gerenciado pelos professores e coordenadores de curso. Ao aluno caberia, nesse caso, participar como seguidor e postar comentários apresentando suas dúvidas, posições, opiniões e questionamentos. A cada postagem do professor com uma lista de exercícios, uma sugestão de leitura, um link para um vídeo ou página na Internet, o aluno receberá uma mensagem dando conta de que tem uma comunicação dos seus mestres.

Imaginem a facilidade de comunicação estabelecida ! A idéia não é original, mas é a primeira vez que umam instituição de ensino o faz de forma institucionalizada. Cada Professor deve postar seu material no blog da turma de forma a permitir a democratização do acesso à informação de forma eficiente e rápida.

Aguardamos ganhos nessa relação extra-classe nesses tempos modernos de vida corrida com algumas iniciativas simples como essa.

Inove, invente, haverá sempre uma saída. Nós podemos melhorar as coisas, se nós quisermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário