Ser fiel a si mesmo

Uma certa vez alguém me perguntou por que eu era tão fiel a mim mesmo. Parei, gelei, pensei ...

É uma pergunta difícil de responder. Daquelas que fazem com que voce olhe para dentro de si mesmo e busque uma resposta não para os outros, mas para voce mesmo. Responder a voce mesmo é muito mais difícil, não dá para ser evasivo e nem se enganar.

Todos nós temos um conjunto de valores que são construídos ao longo da nossa história de vida. Esses valores pautam a nossa postura no cotidiano.

Voce já parou para pensar nos seus valores ? Em quem é voce ? O que é importante para voce ? O quanto voce está disposto a perder para manter-se fiel aos seus valores, aos seus princípios ?

Ao longo da sua vida voce vai ser testado, questionado sobre as consequências das suas atitudes em função dos seus valores.

Acho interessante quando alguns me abordam para dizer que eu não deveria ter economizado e devolvido R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) aos cofres públicos durante a minha gestão na Câmara Municipal de João Pessoa. Gesto esse inédito em toda a história daquela casa legislativa. Devolver recursos a um gestor adversário político ferrenho e ainda mais uma quantia considerável em dinheiro vivo, disponível, pronto para gastar e talvez até desviar, como insinuam alguns que eu deveria ter feito. Há quem diga até que eu só quis aparecer, mas eram os meus valores, os meus princípios ditando a minha atitude, a minha postura.

Aí nesses casos é que entram os seus valores. Até onde voce pode ir sem se ferir, sem ter vergonha de se olhar no espelho e ter que admitir que voce é uma farsa. Conheço muita gente que é incapaz de fazer essa reflexão. Não podem olhar nos próprios olhos sem ouvir do seu ego o adjetivo de canalha.

O que voce pode perder para se manter coerente com os seus princípios ? Reflita e veja o quanto vale a pena ser fiel a voce mesmo. Eu já abri mão de muita coisa para poder manter a minha coerência, a minha integridade. Dói, machuca, mas permite manter-se em paz consigo mesmo e isso não tem preço.

Como disse Renato Russo na música Mais uma vez:

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez eu sei
tem gente que está do mesmo lado de voce,
mas deveria estar do lado de lá
tem gente enganando a gente
mas um dia a gente aprende
. . .
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar no sonho que se tem
..


Veja o clip e curta:


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! Bela mensagem. Emociona, nos proporciona uma grande reflexão sobre quem somos. Valores estão sendo perdidos, mas existem pessoas que acreditam neles. Você! Continue acreditando, pois quem acredita sempre alcança...Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS