quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Perfil do Usuário Brasileiro do Twitter

Em abril de 2009, a agência Bullet divulgou o resultado de uma pesquisa feita com 3268 usuários de Twitter no Brasil, feita com o objetivo de mapear o perfil desse público.

Perfil - a pesquisa revelou que as pessoas que aderiram ao Twitter são predominantemente usuários avançados da Web, 59% possui blogs, passa em média 46 horas por semana acessando a rede. É um público jovem, 65% tem entre 21 e 30 anos, e qualificado: 80% está estudando, tem diploma universitário ou pós. A metade ganha entre R$ 1 e R$ 5 mil e 29% ganha entre R$ 5 e R$ 10 mil. A maioria (65%) está na região Sudeste do país. (Adolescentes ainda não adotaram massivamente o serviço.)

Como usa a ferramenta - em termos de hábitos de navegação, 9 a cada 10 responderam que se mantêm informados pelo Twitter. 79% disse usar o serviço para compartilhar links e informações, 70% compartilha opiniões e aproximadamente 50% fala o que pensa ou conversa com outros usuários. Quase todos (97%) disse já ter clicado em links em mensagens do Twitter, 84% disse responder todas ou quase todas as respostas (replies) às suas mensagens e 79% disse que costuma repassar (retuitar) conteúdo relevante.

Confiança - o Twitter é considerado por esses usuários como uma fonte segura de informações. 87% disse que confia nas opiniões de outros participantes do serviço. Aproximadamente 8 em cada 10 usuários disse já ter dado e aceitado dicas e a maioria já usou as mensagens recebidas para fazer posts em blogs ou repassar por comunicadores instantâneos (72%). 84% disse acreditar que o Twitter aproxima as pessoas.

Utilização corporativa - 79% disse que segue ou já seguiu perfis de empresas, agências de notícias ou campanhas publicitárias.

Fonte: Tudo o que voce precisa saber sobre o Twitter - Juliano Spyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário