ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

Tenho observado nos últimos tempos uma série de confusões e manipulações na divulgação dos resultados das avaliações do MEC sobre a qualidade de ensino das instituições e dos cursos superiores no Brasil.

Com este texto, pretendo levar um pouco mais de esclarecimento sobre a questão e com isso, permitir que a população em geral possa entender e avaliar melhor as instituições e os seus cursos, sem serem induzidas a avaliações equivocadas pelo marketing educacional.

O governo Lula instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação – em substituição ao antigo Provão do governo FHC. O SINAES é uma avaliação mais completa, levando em conta outros critérios de análise (projeto pedagógico, responsabilidade social, infraestrutura, qualificação docente etc) além da mera avaliação do aluno.

O SINAES é composto por algumas avaliações isoladas:

1 - ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – prova obrigatória aplicada aos alunos concluintes e ingressantes dos cursos de graduação. Em função do desempenho, os cursos são avaliados em uma escala que vai de 1 a 5. Todos os anos algumas áreas são avaliadas de tal forma que no intervalo de 3 anos todos os cursos superiores são avaliados através da aplicação do exame nos alunos ingressantes e concluintes.

2 - CPC – Conceito Preliminar de Cursos – Avalia individualmente os cursos superiores, considerando o desempenho dos estudantes no ENADE, avaliação dos alunos sobre as condições do curso, infraestrutura, corpo docente etc. O CPC além da nota do ENADE, mede também o grau de satisfação do aluno com a sua faculdade. A escala do CPC também vai de 1 a 5.

3 - IDD – Índice de Desenvolvimento Discente – Avalia o conjunto dos alunos do curso em comparação com o conjunto dos alunos que fizeram o ENADE, permitindo avaliar a capacidade do curso em agregar conhecimento aos alunos ingressantes em comparação com o desempenho dos formandos. O IDD mostra a capacidade da IES transferir conhecimento ao seu aluno ao longo do curso. O IDD também vai de 1 a 5.

4 - IGC – Índice Geral de Cursos – Avalia a instituição de uma forma mais ampla, computando os resultados de todos os cursos no ENADE, corpo docente, pós-graduação, infraestrutra etc. O IGC faixa é calculado na escala de 1 a 5.

5 - CI – Conceito Institucional – Avaliação in loco feita pelos especialistas do MEC para validar ou não o IGC. O CI varia de 1 a 5.

A figura a seguir, extraída da Folha Online, relaciona esses índices:


As notas 1 e 2 são consideradas ruins e põem as instituições na mira do MEC, podendo até, em casos extremos, fechar os cursos enquadrados nessas notas. A nota 3 é considerada uma nota regular. As notas 4 e 5 são as melhores, embora mais raras de serem obtidas.


A análise dessas notas do SINAES permitem a comparação entre as instituições, no todo, ou seus cursos, isoladamente.

Se o objetivo for avaliar apenas a instituição, o interessado deve focar no IGC e no CI, embora esses índices possam, em alguns casos, ter pouca ou nenhuma conexão com o dia a dia do futuro aluno. Por exemplo, não adianta ter muitos professores doutores, se eles não dão aula na graduação, conforme acontece em algumas instituições. Algumas instituições perdem pontos nestas avaliações por não oferecerem cursos de pós-graduação. Outro exemplo, que pode ser dado em contraponto é o fato de se estabelecer comparações entre instituições diferentes e em momentos distintos, isto é, comparar faculdade isolada, centro universitário e universidade. É como se você fosse na feira e comparasse o preço da batata com o preço da banana. Essa comparação pode ser útil no atacado ao final da feira, mas não se presta para comparar dois produtos isoladamente. Há casos em que instituições com avaliações menores nos índices gerais conseguem oferecer cursos melhor avaliados do que as suas concorrentes mais maduras institucionalmente.

Se o objetivo for comparar dois ou mais cursos de graduação, compare o CPC, o IDD e a nota do ENADE. Essas notas estabelecem uma comparação direta entre dois cursos semelhantes. Outra ponderação importante neste quesito é a observação do nível da clientela que ingressa no curso. Normalmente, as federais, por exemplo, têm os melhores alunos advindos do ensino básico as particulares ficam, na média, com os alunos menos preparados. O IDD de um curso mostra o quanto a IES agrega conhecimento ao aluno que se forma em relação ao aluno calouro. Se a instituição for particular, também vale a pena comparar os valores das mensalidades para estabelecer a relação custo/benefício.

No mais, faça uma visita à instituição, converse com alguns ex-alunos, procure fazer um diagnóstico comparativo e faça a escolha mais conveniente para o seu interesse. Não se deixe levar pelas aparências e pelo marketing eficiente e prédio bonito. Marketing e prédio bonito não educam, apenas enganam o ego.

Lembre-se de que, no final das contas, a instituição é um mero complemento porque quem faz o curso é o aluno com a sua garra em busca de aprender e crescer. Um aluno desinteressado em uma excelente IES não superará nunca um aluno dedicado em uma instituição mediana.


Estamos a disposição para contato através:
Twitter: @professorpaiva;
Facebook: @SeverinoPaiva;
Linkedin: Severino Paiva
ou e-mail: paiva.professor@gmail.com .

Comentários

  1. a minha faculdade esta com o IGC com a nota 3 e o CI com a nota 5, mas no mec só mostra do ano 2005.
    Isso quer dizer que a o meu curso esta com a nota 5, mas a faculdade em geral esta com a nota 3?
    eu faço o curso Ciencia da Computação na Uninove Barra funda.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. afff uninove
    Cara não importa oq o MEC diga Uninove não é sempre dez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei que tipo de avaliação que vc fez,só sei que na minha primeira entrevista desbanquei pessoas formadas na usp e fatec, fiz tecnologo análise de sistemas na uninove,estou agora estagiando na TOTVS...

      Excluir
  3. É verdade, Uninove é sempre dez.

    ResponderExcluir
  4. A MINHA UNIVERSIDADE ESTÁ COM NOTA IGC 3 E NÃO TEM NOTA DE CI, OS DADOS SÃO OBTIDOS DO ANO DE 2010, COMO EU FAÇO PARA SABER A CREDIBILIDADE DA FACULDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe o dia a dia da IES, participe dos colegiados, da Comissão própria de Avaliação (CPA) e busque formas de contribuir com a sua IES. O aluno não só deve ser um receptáculo, mas também pode ser um formulador, um contribuinte para melhorar a sua instituição.

      Excluir
  5. A minha faculdade esta com a Nota 3 no CI e em IGC e IGC Contínuo não tem nota, lembrando que minha faculdade e nova e não formou nenhuma turma ainda. O que você acha? Devo confiar na instituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nota 3 no CI significa que a sua IES é nova e deve ter recebido uma comissão do MEC para averiguar as suas condições de funcionamento, tendo sido atribuído o Conceito Institucional 3 (Regular). Você pode apostar na sua faculdade como também trabalhar para que ela funcione bem. Procure saber sobre o funcionamento da CPA (Comissão própria de Avaliação), tente fazer parte dela e procure ajudar a melhorar a avaliação da sua instituição. Boa sorte e sucesso.

      Excluir
  6. o que quer dizer quando o curso escolhido está em analise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que um curso estar em "análise" significa que o MEC está avaliando o funcionamento do curso e da IES através de uma comissão de verificação na própria instituição. Essas comissões verificam questões mais gerais como o projeto pedagógico do curso até questões mais simples como o funcionamento de uma cantina ou da secretaria escolar. Converse com os dirigentes da sua IES, peça informações e cobre transparência sobre esse processo. Boa sorte.

      Excluir
  7. A qualquer momento um curso pode entrar em avaliação pelo MEC, dependendo dos resultados obtidos nas avaliações anteriores. No mais, é acompanhar e aguardar.

    ResponderExcluir
  8. minha faculdade estar com igc-2
    eu liguei no mec
    e eles falaram que o curso e autorizado e reconhecido pelo mec
    sera que vou ter problemas quando pega meu diploma para presta concurso com nivel superior
    ou vai valer normal
    estou no segundo semestre estou pensando em mudar?
    mais ganhei bolsa e estou pagando tranquilo
    nao sei se vou conseguir paga em outra
    pode mim ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Paulo,

      Se o curso é autorizado e reconhecido você não tem com o que se preocupar. Normalmente, o MEC garante a expedição do diploma mesmo se acontecerem problemas no decorrer do curso. O IGC é um conceito muito amplo e normalmente é prejudicial para as faculdades novas e menores. O fato de o CI ser 4 mostra que o MEC inspecionou o curso e a IES teve uma boa avaliação. Fique tranquilo, estude e faça a sua parte para melhorar o seu curso e garantir a sua boa formação. Abraço.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado
    professor paiva

    ResponderExcluir
  11. professor paiva estou no 2 semestre pretendo perdi transferencia o ano que vem e dificil
    vou perde algun tempo que ja cursei ??
    por favor poder mim ajudar?

    ResponderExcluir
  12. A transferência é um direito líquido e certo do aluno, mas há um "preço" pagar que são as adaptações da grade curricular de origem em relação à grade do novo curso. Isso normalmente gera atrasos na conclusão do curso. O aproveitamento de disciplinas já cursadas leva em conta a comparação do conteúdo programático e da carga horária de cada disciplina das duas grades curriculares. As diferenças de grades só não acontecem quando as duas instituições pertencem a um mesmo grupo educacional, que fazem questão de impor grades padronizadas em todo o Brasil. Você deve analisar as grades e avaliar os prós e contras da sua transferência de curso. No mais, boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O que significa S/C na avaliação do enade? quer dizer sem candidatos suficientes para que o curso possa ser avaliado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S/C significa Sem Conceito. Essa situação ocorre, por exemplo, quando o curso não tem concluintes ainda por ser um curso novo.

      Excluir
  15. Pretendo fazer um curso EAD de História, consultei o e-mec que aponta curso em Analise , CI 3 , IGC 3, avaliação feitas 2010 e 2011. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  16. O CI é o resultado de uma visita de uma comissão do MEC à IES é a compilação de uma avaliação feita pelos concluintes do curso, demonstrando que o curso está na média dos demais, não havendo nada que o desabone. Seria interessante saber também a nota do ENADE obtida pelo curso nesse ENADE de 2011, mas pode cursar o seu curso à distância e bons estudos.

    ResponderExcluir
  17. Professor Paiva minha faculdade
    tinha IGC- 2
    agora foi para ano2012 IGC- 3
    e o ano2012 Ci-4
    e um bom resultado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mostra uma evolução no IGC, que é um índice da instituição como um todo. Abraço. Paiva

      Excluir
  18. Professor Paiva, estou querendo fazer uma pós-graduação na ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil) ao consultar o site do MEC a mesma encontra-se ativa, porém com o CI e o IGC sem nota apenas com um - . O que significa e o que vc acha da ESAB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas instituições mais novas não completaram ainda o ciclo completo de avaliações, sendo possível não ter essa avaliação disponível para divulgação. Quanto a emitir uma avaliação sobre a sua IES, prefiro não fazê-lo por questões éticas. Entre em contato com o MEC para obter mais informações sobre a mesma.

      Excluir
  19. ola paiva, estou querendo cursar ciências contábeis qual escola você recomenda unip uniseb ou unopar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, Essa avaliação é muito pessoal. Visite as três instituições, converse com alunos, ex-alunos, professores. Procure informações sobre a IES e sobre os cursos para poder tomar a melhor decisão para o seu futuro.

      Excluir
  20. Olá professor o meu curso tem
    CI 3
    IGC 3
    IGC CONTINUO 2.4624
    so que o curso ainda está em analise e olhando a tabela de cpc consta assim: unidade com cursos não reconhecidos até 31/10/2014, sendo que esse curso já existe na faculdade há quase 10 anos e até hoje não obteve reconhecimento, gostaria de entender o por que de o mec demorar tanto pois várias pessoas já formaram e não receberam o certificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses índices são gerais e dizem respeito à IES. Não é normal o processo de reconhecimento levar tanto tempo. Acione a IES e o MEC para ter esclarecimentos sobre o que houve. Mobilize a comunidade para agilizar uma solução.

      Excluir
  21. Olá Professor, a universidade que estou olhando está com
    CI: 3 2009
    IGC: 4 2013
    IGC Contínuo: 2.9637 2013

    Isso é bom?

    E outra coisa, eu fui olhar o curso que quero nessa mesma universidade, só que tem apenas um traço no lugar dos valores de ENADE, CPC e CC, como saber se o curso é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo, O CI 3 quer dizer que o MEC avaliou a IES e deu um conceito regular, o IGC 4 em 2013 mostra uma evolução na avaliação geral da IES em todos os seus cursos. Esse curso que você está interessado deve ser novo e por isso não fechou um ciclo avaliativo completo. Embora você não tenha esses dados para analisar, tem como saber conversando com os alunos, avaliando o conceito no mercado e nas redes sociais. Faça uma visita, conheça laboratórios, instalações, converse com o pessoal da coordenação. Se for preciso, compare fazendo o mesmo em cursos de outras instituições. Analise e compare outros critérios como preço, localização, número de amigos e conhecidos que já estudam lá nessa IES, por exemplo. São alguns critérios que podem dar uma boa dica se vai ser interessante estudar nessa IES ou não. No mais, faça um curso superior porque isso vai ajudar no seu crescimento pessoal e profissional. Boa sorte.

      Excluir
    2. Entendi, obrigada!! :)

      Excluir
  22. Professor Paiva,bom dia!
    Estou cursando pedagogia a distância pela UNIMES de Santos,e meu curso ainda está em análise.Professor este procedimento de análise do MEC pode levar anos?
    Se eu formar meu diploma será válido?Neste caso seria melhor uma transferência? Posso ter problemas com concurso caso meu curso tiver ainda em análise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Andréa, Um procedimento de análise, em geral, leva alguns meses entre a visita à IES e a divulgação dos resultados. Dificilmente levará anos, a não ser que estejam ocorrendo problemas muito sérios.
      Normalmente, um curso autorizado pelo MEC recebe permissão para expedir os diplomas mesmo que haja atraso no processo de reconhecimento.
      Se o concurso exigir imediatamente o diploma e ele não tiver sido expedido, sim você pode perder a vaga, mas isso depende do edital. Há casos em que o concurso prevê a apresentação da certidão de colação de grau, dando-lhe um tempo para entregar o diploma.
      Sugiro que você mantenha a calma e acompanhe de perto a tramitação do processo de avaliação do seu curso. Converse com os dirigentes da UNIMES porque acredito que eles têm interesse em esclarecer todas as suas dúvidas e minimizar um possível clima de desespero entre os seus alunos.
      No mais, estude e procure fazer o melhor curso que você puder. Boa sorte.

      Excluir
  23. O que vocês acham da universidade cruzeiro do sul o curso de direito lá é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Visitante, Não temos como dar opinião sobre um curso em específico, mas você pode consultar a situação do curso de Direito da Cruzeiro do Sul pelo site do MEC (www.mec.gov.br) e fazer uma análise comparativa entre esse curso e outros na sua região. Visite a instituição, converse com alunos e ex-alunos. Boa sorte.

      Excluir
  24. Uma faculdade pode oferecer um curso que não é aprovado pelo mec? Onde eu estudo, o curso que eu faço esta em Analise, e pelos cometários de alguns alunos veteranos, é meio difícil o mec aprovar. Como ficariam os alunos que ja estão cursando e os que estão quase se formando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor(a),

      Observe o seguinte:
      1) nenhum curso pode funcionar sem a autorização expressa do MEC;
      2) após a autorização, aproximadamente, a partir do fim segundo ano de funcionamento, a Faculdade dá entrada no sistema do MEC em um pedido de Reconhecimento do curso;
      3) O reconhecimento de um curso, normalmente, é feito após a conclusão da primeira turma, havendo a confirmação de um bom funcionamento;
      4) Se houver algum problema mais sério, o MEC pode cassar a autorização e remanejar os alunos para outra instituição;
      5) no caso dos alunos que chegarem a concluir o curso, a regra, é validar, excepcionalmente, os diplomas, evitando prejuízos para os alunos concluintes;
      6) No caso de quem está no início do curso, o maior prejuízo é a adaptção à nova grade de um curso semelhante em outra IES;
      7) Por fim, o MEC cancela a autorização do curso e impede a entrada de novos alunos com o cancelamento das vagas anteriormente autorizadas.
      Portanto, nada de pânico ! Nesses casos, acontece de ser interessante a algumas pessoas (alunos e/ou funcionários) tumultuarem o ambiente, geralmente para favorecer alguma IES concorrente.
      Boa sorte e grande abraço.

      Excluir
  25. Professor, minha faculdade está com IGC 2 e IGC Contínuo 1.6100, isso com o ano de 2011. Estou Preocupada, pois pago mensalidade. Será que está tudo certo? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Marli,

      IGC e IGC Contínuo são indicadores gerais da instituição. Você deve observar os índices específicos do seu curso, a exemplo da nota do ENADE que seu curso obteve na última avaliação.
      De uma forma geral, o MEC não prejudica os alunos. Se houver alguma sanção, ela será restrita à instituição, que poderá ter vestibulares suspensos ou autorizações de cursos cassadas.
      Acompanhe a qualidade de ensino, o dia a dia da Faculdade, organize-se em conjunto com os colegas, buscando a seriedade acadêmica e a aprendizagem efetiva.
      Lembre-se que um bom profissional não depende só da Faculdade, mas também dos alunos.
      Boa sorte e bons estudos.
      Abraço.

      Excluir
  26. Olá professor, boa tarde!
    Na verdade é mais um conselho do que uma dúvida em si:
    Atualmente estou em duvida em duas faculdades: a faculdade A é renomada, tem bons índices no mec e tudo mais. Já a faculdade B é mediana, não é das piores nem das melhores.
    O dilema que estou é o seguinte: (pretendo fazer engenharia civil)
    I- Fazer na faculdade A e pagar as mensalidades normalmente, porém isso consumiria quase todos meus recursos mensais. Acredito que por ser uma instituição de bons feedbacks, me traria alguma vantagem quando formado.
    II- Fazer na faculdade B, que tem mensalidade mais acessível, mas não tanto renome no mercado, apesar ter uma qualidade razoável.
    Pensei ainda numa terceira opção:
    III – Fazer na faculdade A, mais cara, utilizando de recursos de financiamento como o FIES por exemplo. Estava fugindo dessa opção por não gostar da ideia de ter uma divida a ser paga assim que formado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Thiago,
      Vou começar pelo item III por ser, neste momento, mais fácil de responder. O FIES, dentro do contexto de crise econômica, pode apresentar problemas para atender solicitações justas como a sua. No último semestre, foram muitas as reclamações dos alunos que tentaram conseguir esse financiamento e não conseguiram. De qualquer forma, procure mais informações junto aos agentes financiadores sobre taxa de juros e outras taxas que incidem sobre o financiamento para permitir que você visualize quanto e como pagará a mais pelo seu diploma. Inscreva-se, mas tenha um plano B para o caso de não conseguir o FIES ou até não querer ficar com uma dívida para depois de formado.
      Quanto a escolha entre a faculdade A mais renomada e mais cara (I) e a menos badalada e mais barata (II), você deve ponderar e analisar o quanto é a diferença a mais e qual o impacto dessa diferença no seu orçamento familiar.
      Pelo seu texto, você dá a entender que as mensalidades da faculdade renomada não seriam suportadas pelo seu bolso.
      Chamo a sua atenção para o fato de que se você for um aluno dedicado na faculdade menos famosa, é bem provável que você seja um bom profissional depois de formado porque quem faz a qualidade do curso é o aluno.
      Você pode utilizar a diferença economizada nas mensalidades, por exemplo, para fazer cursos complementares e participar de eventos extras na sua área de formação.
      Normalmente, a faculdade mais badalada oferece mais facilidades para estágios e coisas do tipo, mas na faculdade mais simples você também pode correr atrás de diferenciais na sua formação.
      Podemos fazer uma analogia entre duas pessoas bem vestidas, mas com uma delas usando uma grife famosa e a outra uma marca menos conhecida. A avaliação final dessas pessoas ao invés da marca da roupa vai acabar sendo feita por outros atributos tais como: educação, competência, comprometimento, maturidade, capacidade de trabalhar em equipe, dentre outros atributos importantes em um profissional em início de carreira.
      No mais, é lembrar que essa decisão é muito pessoal e que quem mais conhece a sua realidade e necessidades é você, desejando-lhe sabedoria e boa sorte na sua decisão.

      Excluir
  27. Olá Professor, o curso que eu quero de Direito no CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO - UNITRI na cidade de Uberlândia está em analise.
    Notas:
    CI - Conceito Institucional: - -
    IGC - Índice Geral de Cursos: 3 2013
    IGC Contínuo: 2.4484 2013


    Isso é bom? Posso confiar nesse Centro Universitário?

    ResponderExcluir
  28. Caro Visitante, Os índices dessa instituição são normais, demonstrando que a mesma está dentro de uma faixa aceitável, embora não esteja entre as instituições mais bem avaliadas pelo MEC. O fato de não ter CI significa que o MEC ainda não fez uma visita presencial para avaliar essa IES, mas isso não é culpa do UNITRI. No mais, é desejar boa sorte e bons estudos.

    ResponderExcluir
  29. Deve ser duro para o Professor, ver e ler alunos cursando o Ensino Superior e escrevendo "mim ajudar" lastimável isso...

    Minha pergunta:
    Cursos tecnólogos são aceitos em "concursos a nível superior" ou apenas Bacharel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Visitante,
      Nas últimas décadas, observamos uma expansão significativa do número de vagas ofertadas no ensino básico (Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio). Essa expansão levou-nos a uma queda da qualidade do ensino básico, gerando esses problemas apontados por Vossa Senhoria na produção textual dos nossos universitários.
      De qualquer forma, considero importante em um processo de comunicação que a mensagem seja entendida pelos membros envolvidos na mesma. No caso citado, o erro não nos impediu de entender o que o interlocutor queria e por isso mesmo, respondemos à sua dúvida na ocasião.
      Com relação à sua pergunta, digo-lhe que essa questão dos cursos tecnológicos permitirem a participação em concursos de nível superior está superada, sendo dependente apenas do edital do concurso, que é o documento que vai definir as exigências específicas para cada concurso público.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo com sua crítica aos semianalfabetos DE NÍVEL médio/superior mas "concursos A NÍVEL SUPERIOR" (Não entendi o porquê das aspas mas...) é trágico também. Você quis dizer "concursos PARA nível superior"? Porque "A NÍVEL SUPERIOR" não significa nada.

      Excluir
    4. Caro Anônimo, Observe que é a pergunta que foi feita pelo leitor do Blog e não tenho interesse de privar alguém de fazer contato porque essa pessoa cometeu um erro ao escrever para o autor do site.

      Excluir
  30. Meu Curso no MEC está na seguinte forma:

    ENADE-ANO: 3 - 2009
    CPC: SC (sem conceito)
    CC: 4 - 20015

    O que seria esse "CC"? Visto que o CPC 2009 foi 3...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conceito do ENADE para o curso do ano de 2009 ficou com nota 3. O CPC (Conceito Preliminar de Curso) sem conceito deve-se ao fato da instituição ter pedido junto ao MEC a revisão do CPC obtido pelo curso na avaliação do ENADE, gerando um conceito de curso (CC-4) obtido por uma visita de uma comissão de especialistas. De uma forma geral e de forma simplificada, podemos dizer que o curso obteve um desempenho de nível regular.

      Excluir
  31. Olá, CI=5 e IGC=3 são as notas da faculdade que estou interessada, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Mariana, O CI=5 é um conceito administrativo atribuído por uma comissão do MEC que deve ter visitado a sua faculdade e feito uma avaliação presencial da mesma. É um conceito que demonstra uma boa qualidade da faculdade, embora esse conceito tenha um peso menor do que o IGC, que é gerado a partir das avaliações de todos os cursos da instituição.
      No seu caso, o IGC=3 mostra uma faculdade com o conceito Geral de Cursos regular, o que dá uma garantia mínima de que você pode ingressar nesse curso no qual você tem interesse sem maiores problemas.
      No mais, é desejar a você um bom curso e lembre-se que o curso bem feito é 80% ou mais um resultado direto da sua dedicação aos estudos.
      Acredito que se tivermos o ENADE sendo usado para dar acesso à pós-graduação,como sinalizou o MEC recentemente, os alunos vão levar esse exame mais a sério, sendo mais fácil de avaliarmos a real qualidade dos cursos de graduação em nosso país.
      Grande abraço.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Professor
    Estou em duvida em duas faculdades.
    Retirei do site do MEC as informações.

    Uma tem
    ENADE: 5
    CPC: NÃO TEM
    CC: 5

    E outra
    ENADE: 3
    CPC: 4
    CC: 4

    No caso, qual seria melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Welington, A diferença é pequena entre as duas, sendo favorável à primeira por conta da avaliação no ENADE da mesma ser superior. A segunda, de ENADE 3, pode ter sido vítima do desinteresse dos alunos por essa avaliação. O fato da primeira não ter CPC não é relevante. O CC, conceito de curso (emitido por especialistas do MEC) da primeira é também levemente superior.
      Se o seu critério for apenas pelo resultado das avaliações, a sua escolha deve recair na primeira IES, mas você também pode optar pela segunda, que provavelmente deve ser uma boa instituição. Analise preço, proximidade da sua casa e outras questões para fazer a opção final. Vale a pena fazer uma visita e conversar com alguns alunos que já fazem o curso que você quer e sentir como anda a satisfação deles e a qualidade do curso.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Caro Welington, A diferença é pequena entre as duas, sendo favorável à primeira por conta da avaliação no ENADE da mesma ser superior. A segunda, de ENADE 3, pode ter sido vítima do desinteresse dos alunos por essa avaliação. O fato da primeira não ter CPC não é relevante. O CC, conceito de curso (emitido por especialistas do MEC) da primeira é também levemente superior.
      Se o seu critério for apenas pelo resultado das avaliações, a sua escolha deve recair na primeira IES, mas você também pode optar pela segunda, que provavelmente deve ser uma boa instituição. Analise preço, proximidade da sua casa e outras questões para fazer a opção final. Vale a pena fazer uma visita e conversar com alguns alunos que já fazem o curso que você quer e sentir como anda a satisfação deles e a qualidade do curso.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
    3. Bom dia!

      Professor, muito obrigado pela ajuda!
      Gostaria de mais uma opinião sua professor.

      Faculdade privada ou publica.
      Terei dificuldade no mercado de trabalho por cursar uma privada?
      Peso no currículo e tal.

      Vou cursar Eng civil.

      Abraço.

      Excluir
    4. Caro Welington,
      Esse preconceito contra faculdade particular é coisa do passado. Nós temos excelentes cursos na rede privada e cursos ruins na rede pública também.
      Hoje em dia, que não primar pela qualidade estará fora do mercado em pouco tempo.
      Costumo dizer que quem faz o curso é o aluno, querendo dizer que se você for um aluno dedicado, vai ser um bom profissional estudando em qualquer faculdade.
      De qualquer forma, digo-lhe que eu preferiria uma instituição pública por não ter que pagar, mas se tivesse que estudar em uma faculdade particular, procuraria fazer um bom curso também.
      O perigo de uma faculdade privada é você deixar-se levar pela "onda de malandragem" que assola grande parte dessas instituições, fazendo com que o aluno não estude e simplesmente "compre um canudo".
      Seja dedicado, corra atrás e você será um vencedor em qualquer lugar.
      Forte abraço.

      Excluir
  35. Saudações Professor Paiva! Primeiro queria agradeçer pelo artigo, é muito util saber o que cada uma dessas notas significa. Porém, o curso que eu estava pesquisando não tem uma avaliação do ENADE e nem CPC porém está com nota 5 no CC. Como isso é possível e o que isso pode significar? Só para constar, o IGC e o CI estão com nota 3 e é uma instituição particular sem fins lucrativos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CC é fruto de uma avaliação que é feita por uma comissão do MEC através de uma visita à instituição. O IGC e CI são da instituição, que tem esses valores por conta de avaliações associadas a outros cursos, provavelmente. Abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. O CC é fruto de uma avaliação que é feita por uma comissão do MEC através de uma visita à instituição. O IGC e CI são da instituição, que tem esses valores por conta de avaliações associadas a outros cursos, provavelmente. Abraço e boa sorte.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Não confio nessas notas. As privadas são ruins e as públicas são boas. O Norte raramente tem notas superiores a 3, o Sudeste dificilmente tem notas inferiores a 5. Muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro George,
      Essas notas díspares entre as regiões são fruto das desigualdades regionais do nosso país.
      Se você analisar outras avaliações semelhantes como o ENEM, vai ver a reprodução de notas semelhantes, demonstrando que nas regiões mais ricas e nas melhores escolas vão aparecer sempre com melhores notas.
      Outra coisa a ser registrada é que a grande maioria dos bons alunos estão nas escolas públicas. Os alunos de nível escolar menor vão estudar nas escolas particulares, ocorrendo que os melhores alunos que não conseguem entrar nas universidades públicas vão procurar as melhores instituições particulares, cabendo às escolas de menor reputação acolher os alunos de menor nível acadêmico.
      Essa é a realidade do mercado. No final do curso, um aluno que teve um ensino básico melhor será um profissional melhor, com raras exceções.

      Excluir
  38. Boa tarde Professor Paiva... gostaria de saber qual a importância do IGC e ENADE para as IES Públicas e Privadas? E SE UMA NOTA 2 É RUIM PARA AMBOS.. PORQUE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane,

      Avaliações permitem que possamos comparar as instituições e seus cursos.
      O IGC é um índice geral da instituição. Uma nota 2 é ruim para qualquer instituição.

      Excluir
  39. Boa tarde professor. Na pesquisa da UniPaulistana está da seguinte forma: ENADE: 2
    CPC: SC
    CC: 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a), Observe que uma nota 2 no ENADE mostra que o curso tem carências. O CPC é o conceito preliminar de curso que está Sem Conceito (SC). O CC 3 mostra um conceito mediano para a IES.

      Excluir
  40. Bom Dia Professor,
    Gostaria de saber o seguinte, estou pesquisando sobre o curso de Serviço social na UNIP e aparece ENADE: S/C CPC: - CC: - , o que isso significa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a),

      O S/C significa Sem Conceito. Provavelmente esse curso é novo e por isso não passou por avaliações do MEC.
      Nesse caso, você deve conhecer mais detalhes sobre o curso: corpo docente, instalações, biblioteca, por exemplo.
      Outra coisa importante é você fazer uma visita e tentar colher a opinião de quem já é aluno, sinta se eles estão satisfeitos, quais são suas queixas e coisas do tipo.
      Com base nas suas impressões, tome a decisão de apostar no curso ou não.
      Boa sorte.

      Excluir
  41. Estou com muitas dúvidas!
    Quero fazer EAD de nutrição no RJ.
    Qual instituição escolher?

    ResponderExcluir
  42. Cara Yasmin, A primeira coisa a fazer é pesquisar quais instituições oferecem o curso de Nutrição na modalidade EAD aí no Rio de Janeiro.
    Depois disso, você monta uma tabelinha no Word, por exemplo, com os cursos de Nutrição selecionados no primeiro passo.
    Nesta tabela, você pode colocar colunas com os índices de cada curso e Instituição.
    De posse da tabela completa, você pode comparar objetivamente os cursos mais bem avaliados nas avaliações do MEC.
    Depois disso, você pode selecionar dois ou três cursos para visitar pessoalmente as instalações, conversar com alunos, professores e dirigentes do curso alvo.
    Seguindo esse roteiro, você terá uma chance muito boa de fazer uma boa escolha.
    De qualquer forma, corra atrás dos seus sonhos. Não fazer o curso é o pior que você pode fazer neste momento.
    Boa sorte e grande abraço.

    ResponderExcluir
  43. boa noite professor.
    Estou cursando o primeiro periodo de enfermagem na Faculdade Multivix no Espírito Santo em Nova Venécia.
    Mais de acordo com o mec em CPC contínuo aparece SC e em CPC Faixa aparece SC também,devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a),
      Normalmente, um curso sem conceitos como o CPC e SC são cursos novos e que ainda não completaram o ciclo de avaliações.
      Isso não é motivo para preocupação.
      Procure acompanhar o dia a dia do curso, organize-se junto com os colegas para montar a representação discente que vai mediar junto à direção da faculdade a qualidade de ensino do seu curso.
      Tenha foco na qualidade, estude e o resto é consequência.
      Grande abraço e boa sorte.

      Excluir
  44. Professor, estudo Direito no centro universitário do Estado Pará(cesupa), onde o mesmo obteve nota 5 no enade, 4 no cpc,5 no conceito de curso, no igc obteve 3 e no conceito institucional obteve 5, pergunto minha faculdade é boa?
    Porque tem uma faculdade aqui no Pará chamada Famaz que tirou nota 4 no enade, 5 no cpc, e no conceito de geral do curso de direito tirou 4, Igc tirou 4 e conceito institucional 4, ela é ela ta se intitulando a melhor do Pará isso é certo? Ela é melhor que o cesupa porque obter nota 5 só num quisito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E detalhe temos o reconhecimento da OAB como a melhor curso de direito do Pará e do Brasil, sabemos que somente 136 tem esse selo de qualidade

      Excluir
    2. Caro(a) Leitor(a), A nota do ENADE tem um peso maior. Então pelos dados que voc~e enviou a nota 5 do CESUPA é maior que a nota 4 da FAMAZ. De qualquer forma, são duas notas muito boas. Você deve atentar para que menos de 20% dos cursos conseguem notas 4 ou 5. Essa briga é mais de marketing do que propriamente educacional. Não se preocupe com essas briguinhas comerciais entre as instituições. Foque no seu curso, estude e faça a diferença.

      Excluir
  45. Obrigado professor! Iriei acompanhar seu blog

    ResponderExcluir
  46. Professor a minha faculdade na unip não apresenta nada da nota em enade, igc ou cc,
    devo confiar, estou cursando ela através de bolsa integral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a), Não ter conceito pode ser por conta do curso ser Novo, recém aprovado, não tendo ainda passado por um ciclo de avaliação. O fato de ser bolsa integral é interessante, mas se lembre que indiretamente estamos pagando pelo seu curso com os impostos que recolhemos. De qualquer forma, converse com os dirigentes da faculdade para saber qual é a real situação da mesma. Se não sentir firmeza, peça transferência e leve sua bolsa para onde você possa estar mais seguro. Boa sorte.

      Excluir
  47. bom dia professor, gostaria de expor o caso do meu curso para perguntar ao senhor o que pode acontecer: estou cursando letras espanhol na esta'cio, mas meu curso, por ser bastante novo, ainda esta' em ana'lise. no meu polo começou funcionar no 2016 (o curso começou ser oferecido, no Brasil, no 2014), me matriculei nesse mesmo ano e a primeira turma não podera', por conseque^ncia, se formar antes de meados de 2019. O curso nunca foi escolhido para o ENADE, na listagem deste ano letras espanhol não consta (não é letras portugue^s-espanhol, é um desses cursos novos monolinguìstico). Neste caso, poderia haver o risco de não ser reconhecido? Como não sou brasileira e me matriculei recém chegada no paìs, ainda não conhecia a diferença entre IES reconhecidas e cursos reconhecidos. Ninguém falou isso comigo e so descobri apo's um ano cursando. Contudo, faço parte da primeira turma qua vai se formar em letras espanhol. A universidade falou que não tem razão de preocupar. Sera' assim mesmo? A primeira turma sempre leva o risco de não conseguir o diploma e ficar prejudicada? Seria bem melhor pedir transfere^ncia para outra universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a),

      Não vejo motivo para maiores preocupações. A participação no ENADE é gradativa devido a impossibilidade de o MEC avaliar todos os cursos que têm surgido nos últimos anos.
      Sugiro que você mantenha a calma e o foco nos estudos porque o MEC sempre garante o direito dos formandos em casos extremos de problemas com cursos autorizados na hora da expedição dos diplomas.
      Boa sorte e bons estudos.

      Excluir
  48. muito obrigada professor! de fato, estou esmerando-me pelo curso, que estou amando muito e achando bacana, até estou finalizando a segunda etapa de estàgio, antecipando-o, entre outras disciplinas.isso para finalizar nos 3 anos como indicado pelo programa, sem pende^ncia de disciplinas. Deus abençõe

    ResponderExcluir
  49. Olá professor. Se uma faculdade/centro universitário está na lista do MEC significa que é reconhecida? As que não são reconhecidas aparecem em alguma lista? E eu estou cursando uma que tem as seguintes notas: CI 4, IGC 3, e o curso ENADE 2, CPC - , CC 4. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  50. Caro(a) Leitor(a),

    Reconhecimento é um atributo associado a um curso que é oferecido por uma IES (instituição de Ensino Superior).
    Para um curso funcionar ele precisa ser autorizado pelo MEC e após alguns anos de funcionamento, normalmente antes da formatura da turma pioneira, o curso passa por um processo de reconhecimento, que é uma espécie de validação do projeto de autorização do curso.
    O CI (Conceito Institucional) é um conceito atribuído pelo MEC à instituição como um todo.
    o IGC (Índice Geral de Cursos) é um valor médio dos conceitos dos cursos da IES.
    O ENADE que você fala é a nota obtida pelo curso na última avaliação no ENADE que os alunos foram submetidos.
    O CPC (Conceito preliminar de Curso) está sem conceito.
    O CC (Conceito de Curso) é uma avaliação que ratifica ou não o CPC.
    Só vejo problema na nota do ENADE ter sido 2, demonstrando que o curso precisa melhorar na próxima avaliação em termos das notas obtidas pelos alunos.
    Acredito que deva ser uma tendência já que os alunos terão essas notas em seus históricos, criando um maior compromisso dos mesmos com a prova do ENADE.
    No mais, sempre às suas ordens.

    ResponderExcluir
  51. Professor, estou em dúvida de 2 universidades. Entre as siglas ENADE, CPC e CC, qual é a mais importante?

    Pois estão classificadas assim:

    Univ. I
    ENADE 4
    CPC 4
    CC 4

    Univ. II
    ENADE 3
    CPC 3
    CC 5

    Qual devo escolher?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Leitora, Observe que a Univ. I obteve a nota no Enade e o CPC maiores que a Univ II, tendo resultados melhores nos quesitos mais importantes.
      Se esses forem os únicos critérios de comparação, escolha a Univ I.
      Sugiro também que você leia uma resposta dada ao leitor Wellington, que fez pergunta semelhante à sua.
      Grande abraço e sucesso.

      Excluir
  52. Olá.Professor PAIVA preciso urgente de uma informação .A faculdade que estou faço o curso de pedagogia.Fui me certifica dela onde mostrava CC3 e nas outras não havia nada simplificando,apenas sei que é uma faculdade de São Paulo,mora em Londrina faço em EAD ela possui um polo aqui. Minha duvida é que se no final do curso irei receber o meu tâo esperado diploma por favor me ajuda estou perdendo noites de sono .Desde ja agradeço.Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Daniela,

      Não se preocupe. Fique focada nos estudos, faça o melhor que puder e vai colher o resultado.
      O MEC, em geral, garante o diploma em caso de haver algum problema.
      Estude e deixe de lado essas preocupações.
      Boa sorte.

      Excluir
  53. BOA TARDE,
    NA TABELA DE AVALIAÇÃO DO MEC PARA O CURSO QUE TENHO EM VISTA SOMENTE CONSTAM TRACINHOS (-) NOS CRITÉRIOS ENADE, CPC E IDD. CONTUDO NO CC A NOTA É 4. OQUE ISSO SIGNIFICA? POR QUE NÃO HÁ AVALIAÇÕES NAS OUTRAS ÁREAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o seu curso apenas recebeu nota de uma comissão de avaliadores do MEC através de uma visita presencial na faculdade. As demais notas ainda serão obtidas através das avaliações do ENADE.

      Excluir
  54. Bom dia, professor paiva! Tenho Uma dúvida: Se uma instituição é nova - ainda não formou turma - ela recebe a visita presencial de representantes do MEC, os quais atribuem notas avaliativas - de acordo com o protocolo - referente ao Conceito de curso (CC) e conceito institucional(CI)- Seria correta essa afirmação?. Ao considerar uma instituição de ensino superior, eu poderia dizer, em relação a qualidade de ensino, que o melhor indicador seria o ENADE? Até onde pesquisei o ENADE subsidia as informações para os outros indicados e, quando uma instituição é mais antiga, subsidia dados para o próprio conceito de curso.

    Desde já sou grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  55. Sim, mas o ENADE não é o único indicador de qualidade a ser considerado. Houve vários casos de boicote dos alunos à prova do ENADE, fazendo com que o curso tivesse uma nota ruim nessa avalição, por exemplo. No seu caso o curso deve ser novo e ainda vai passar por um ciclo de avaliações para constituir as demais notas.Faça uma visita à instituição, converse com alguns alunos e dirigentes, permitindo fazer um juízo de valor sobre o curso de seu interesse.

    ResponderExcluir
  56. Olá queria saber pq acontece de no site do MEC muitas vezes não mostrar a avaliação do IDD e o CC de algumas universidades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS