DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS



Vamos apresentar uma sequencia de passos para melhorar o seu desempenho nas provas objetivas, que consistem em provas nas quais se tem questões com um enunciado do problema e algumas alternativas para que se possa determinar a resposta correta.


Estamos a disposição dos alunos para contato através: Twitter: @professorpaiva; Facebook: @SeverinoPaiva; Linkedin: Severino Paiva ou e-mail: paiva.professor@gmail.com .


Vamos às dicas:


1 – Calcule antecipadamente o tempo disponível para cada questão da prova.

2 – Toda prova tem questões mais fáceis. Identifique-as e inicie a resolução por elas ou então comece pela prova que corresponda a disciplina na qual você é mais forte.

3 – Leia atentamente a questão para entender o que de fato ela pede. Nunca resolva uma questão sem analisar todas as alternativas, evitando as opções “casca de banana”, que visam apenas confundir o candidato.

4 – Marque com um pequeno ponto a alternativa que julgar correta. Não é bom considerar a primeira resposta obtida como a definitiva e por isso o pontinho indica qual a resposta, mas dá margem para uma posterior correção.

5 – A questão em que você não conseguir identificar rapidamente a resposta, deve ser deixada para um segundo momento. Um minuto é um bom tempo para saber se é ou não possível resolver a questão proposta.

6 – Procure avaliar todas as questões seguindo os passos 3, 4 e 5. Exerça controle sobre o tempo restante para não se deixar surpreender com o término do tempo previsto para a prova.

7 – Confirme as suas respostas anteriores através de uma repassada em cada questão. Lembre-se da etapa 5 para não perder tempo em demasia com a revisão de uma única questão.

8 – Ao terminar de reavaliar todas as questões, tendo confirmado suas escolhas iniciais, comece o procedimento de marcação do cartão-resposta para as questões que você tem certeza de tê-las resolvido. Ao marcar a questão no cartão, elimine-a das suas preocupações marcando-a com um X bem grande de tal forma que ao manusear novamente o caderno de questões, você não perca mais tempo com a mesma.

9 – Aproveite para relaxar um pouco, respirando fundo, espreguiçando-se, alongando, pensando em coisas boas. Se ainda houver questões não resolvidas, volte ao passo 2 e reinicie o processo, detendo-se apenas naquelas que ainda não foram resolvidas.

10 – Neste ponto, ficamos apenas com as questões que não conseguimos resolver de nenhuma forma. Chegou a hora do chute, porém não vá logo calçando as chuteiras e dando bicudos para tudo que é lado. Faz-se necessário analisar um pouco mais as mesmas e suas alternativas para que possamos eliminar algumas delas e com isso aumentarmos as nossas chances de acerto. Observe que às vezes você não tem certeza da resposta correta, mas sabe que uma ou mais alternativas não podem ser a resposta, sendo essas as alternativas que você deve descartar imediatamente. Fique atento também para saber quais alternativas apareceram mais e menos no cartão-resposta.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA