A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA TEM A IMPRESSÃO DIGITAL DO POVO BRASILEIRO


 
Mais uma grande tragédia anunciada ocorreu por esses dias: morreram mais de duzentos e trinta jovens na boate Kiss na cidade gaúcha de Santa Maria vitimados por um incêndio de grandes proporções, que teria sido provocado pelo uso de um sinalizador pelo vocalista  da banda.

Chocados pela tragédia, os brasileiros buscam justiça, respostas, culpados. A grande mídia faz sensacionalismo e invade os nossos lares com um verdadeiro bombardeio de notícias sobre o incêndio e as mortes. Os donos da Kiss, os integrantes da banda e os seguranças são os vilões da vez, correndo até risco de morte. Não digo que essas pessoas são santas, mas me recuso a simplesmente apedrejá-los como forma de dar resposta à turba barulhenta e furiosa.

A onda frenética e patética de fiscalizações pelo Brasil afora, reprovando a grande maioria dos estabelecimentos congêneres em funcionamento, só atesta a irresponsabilidade de quem deveria garantir e exigir as condições mínimas de segurança dessas casas de diversão como condição prévia para o funcionamento das mesmas.

Em momentos como esse, esquecemos dos vícios da nossa sociedade corrupta e antiética. Há toda uma máfia em torno da autorização, manutenção e fiscalização do funcionamento desse tipo de estabelecimento. Membros do poder público comprados para concederem alvarás de funcionamento; pareceres favoráveis nos corpos de bombeiros são vendidos por quem deveria fiscalizar;  policiais que exigem propinas para facilitarem o dia a dia da empresa. É a velha máxima do criar dificuldades para vender facilidades tão presente em todos os níveis do serviço público brasileiro.

Há todo um ciclo vicioso que perpetua as irregularidades das “Kisses” da noite pelo Brasil afora. É  mais fácil jogar pedra na “Geni” da vez do que rediscutirmos a moral decadente do povo brasileiro. Imploro por mudanças já na legislação para que possamos evitar tragédias como essa última. Por que não  responsabilizar pesadamente também os membros do poder público que permitiram que esse tipo de tragédia acontecesse ? Precisamos de uma cruzada permanente pela ética em nosso país.

Peço a Deus que ilumine todas essas famílias que sofreram perdas irreparáveis na sua busca de conforto, possa dar a paz eterna aqueles que se foram e permita que o povo brasileiro evolua para um patamar mais elevado de consciência cidadã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS