Os dez mandamentos da longevidade


Você provavelmente já ouviu falar sobre a ilha de Okinawa, no Japão. O lugar ficou conhecido por ter a maior população de pessoas acima dos 100 anos no mundo inteiro. Mas não é apenas o segredo da longevidade que seus habitantes guardam: eles também podem nos ensinar a arte da felicidade.
Os escritores Héctor Garcia e Francesc Miralles viajaram a Okinawa para desvendar o segredo de sua população e entender como seus habitantes vivem tanto e tão bem. O resultado se tornou o livro Ikigai – Viva bem até aos cem. Durante sua estadia, os autores reuniram os 10 principais mandamentos para a felicidade praticados pelos centenários da ilha – e a gente conta um pouco sobre eles abaixo.

1. Manter-se ativo
Mesmo após a aposentadoria, os idosos de Okinawa continuavam ativos, muitas vezes trabalhando ou dedicando-se a um hobby. Essa ideia se resume pelo conceito de Ikigai, que seria definido como uma razão para se levantar todas as manhãs.

2. Vá com calma
Se estressar só faz mal à saúde. Por isso, os moradores de Okinawa sabem que um dos segredos da vida é justamente fazer cada coisa no seu tempo. Dormir bem, manter o ambiente ao seu redor em ordem e praticar meditação são algumas das práticas comuns para desacelerar.

3. Coma menos
Com uma dieta rica em tofu, batata-doce, peixe e vegetais, os centenários têm ainda outro hábito em comum: eles evitam comer até estarem cheios. Segundo o livro, eles geralmente param de comer quando sentem que estão 80% satisfeitos, fazendo com que o corpo acelere a oxidação celular para uma digestão prolongada.

4. Amigos
Em Okinawa, é comum que as pessoas formem laços fortes dentro de sua comunidade, como se fossem uma verdadeira família. É um sentimento de pertencimento e de ajuda mútua que dá sentido à vida e ajuda a aumentar a expectativa de vida de todos, segundo os autores.

5. Contato com a natureza
A maioria dos moradores da ilha possui uma horta ou mesmo uma pequena plantação de mangas ou chás. Com isso, eles se mantêm em contato com a natureza por mais tempo.

6. Sorrir
Os centenários pesquisados pelos autores tinham um coisa em comum: eles costumavam passar os dias sorrindo, mostrando sempre uma atitude positiva perante à vida.

7. Exercícios
Não é preciso passar o dia na academia para se manter ativo. Em Okinawa, as pessoas evitam o sedentarismo e, com isso, acabam afastando também diversas doenças relacionadas à falta de atividades físicas.

8. Gratidão
Na região de Okinawa, as pessoas dedicam um tempo de seus dias a agradecer o momento presente, buscando eliminar as emoções negativas e se focar apenas no que há de bom.

9. Viver o agora
Ao invés de viver a vida sem refletir, os anciãos japoneses buscam focar-se justamente no agora, buscando a consciência plena de cada momento.

10. Resiliência
Todos precisamos aprender a lidar com as dificuldades e dar a volta por cima, recuperando o sentido da vida. É sobre isso que trata a resiliência, uma atitude que nos permite focar no que é realmente importante para nós.


Fonte: terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS