segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Alimente-se bem e não fique doente

Mesmo se você toma vacina de gripe, lava as mãos religiosamente e fica longe dos colegas do trabalho que espirram toda hora, escapar de todos os germes e doenças que se proliferam no dia a dia é uma batalha difícil. Para melhorar suas chances, temos algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu sistema imunológico da maneira mais natural possível.

1. Descanse e durma melhor
Todos nós conhecemos esta, mas é mais fácil falar do que fazer, né? Ao invés de lutar noites inteiras com telas azuis, sequências de Netflix e lanches noturnos, tente antecipar um pouco sua hora de dormir. Uma boa noite de sono nos traz mais benefícios do que apenas acordar bem: dá a chance para nosso corpo se curar em nível celular. Inúmeros estudos mostram que carência de sono faz com que você tenha maior probabilidade de pegar resfriados; e em longo prazo pode estar relacionado a doenças mais graves, como diabetes e problemas cardíacos.

2. Coma um arco-íris de vegetais
Incorporar uma grande variedade de legumes e verduras (de todas as cores) é recomendado para dietas mais saudáveis e nutritivas, mas é especialmente importante para aumentar a imunidade. Vitaminas como A e C têm sido estudadas por sua capacidade de combater doenças, por isso coma bastante folhas verdes escuras, frutas cítricas, cenoura, abóbora e batata doce. Selênio, um mineral encontrado no alho, brócolis e na castanha-do-pará, também pode ajudar para este mesmo propósito.

3. Encontre alguns cogumelos mágicos
O reino dos fungos é notoriamente defensivo contra bactérias e vírus – afinal, é dele que veio a descoberta da penicilina, um antibiótico natural poderoso. Acredita-se até que alguns fungos apresentam propriedades anticancerígenas e antitumorais. Cogumelos, especialmente variedades asiáticas, como shiitake, enoki e maitake, contêm propriedades naturais antivirais e anti-inflamatórias, incluindo o imunoestimulante betaglucana. Além disso, cogumelos são deliciosos e podem ser adicionados a praticamente qualquer refeição. Apenas se certifique de que estão bem cozidos para que você possa digeri-los corretamente!

4. Alimente sua flora intestinal
Falando em fungos, ter um ecossistema saudável de boas bactérias intestinais é fundamental para a saúde imunológica. Você sabia que de 70 a 80% do seu tecido imunológico está localizado em seu aparelho digestivo? Alguns alimentos tradicionais são fontes abundantes de probióticos (as chamadas “bactérias do bem”) e podem alimentar sua flora intestinal: iogurtes naturais, tempeh, kombuchá e outras comidas provenientes de fermentação estão entre eles.

5. Tome um gole de sopa quente
Toda família tem sua versão da “milagrosa sopa da vovó” e médicos descobriram que o poder desta canja é maior do que a nostalgia que ela traz. Sopas podem fornecer nutrientes de fácil digestão para manter você hidratado. Além do mais, se você estiver resfriado, o vapor da sopa pode ajudar a limpar vias nasais obstruídas.
6. Faça seu sangue fluir
Exercícios e função imune se relacionam de forma um pouco controversa: o excesso de atividades físicas está diretamente ligado à supressão do sistema imune. Entretanto, se executados de forma moderada, os benefícios são inúmeros. Caminhadas ao ar livre, passeios de bicicleta, pilates, yoga, aulas de dança e até mesmo sessões de musculação podem ajudar a melhorar sua imunidade.


 7. Aproveite a luz do Sol
Vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo humano quando a pele é exposta à radiação UV do sol. No nosso corpo, age mais como hormônio do que vitamina, cujo papel é regular o sistema imunológico. Pode ser encontrada em produtos lácteos e cogumelos. Muitas pessoas apresentam níveis baixos de vitamina D, por isso é sempre aconselhável uma caminhada de 30 minutos em exposição ao sol, independente de sua idade.
8. Experimente ervas e suplementos
Enquanto a maioria das recomendações pode ser encontrada em alimentos integrais ou estilos de vida saudáveis, alguns imunoestimulantes poderosos se encontram em forma de suplementos, sejam eles tinturas, cápsulas ou chás. Tomar vitamina C e zinco regularmente pode fazer maravilhas para o seu sistema imune. Alguns remédios de ervas vêm fazendo sucesso no mercado: equinácea, astrágalo, ginseng, sabugueiro e cogumelo reishi. Visitar um profissional, como um praticante de Medicina Tradicional Chinesa que tem conhecimento e especialização em prescrever ervas e raízes medicinais, pode ser sua melhor aposta para obter a dosagem adequada e combinação mais eficaz. Enquanto estiver lá, considere fazer um tratamento de acupuntura, que também tem sido associado ao reforço da função imunológica.

Fonte: www.bol.com.br

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