domingo, 29 de março de 2009

O maior mal da política

Transcrevo um trecho do artigo do Jornalista Kennedy Alencar publicado na Folha On-line, que eu assino embaixo:

O maior mal da política

"O financiamento das campanhas eleitorais é o principal dos muitos problemas do nosso sistema político. Ele é a raiz da corrupção política. Algo que começa errado tem enorme chance de terminar errado.

O chamado caixa 2 das campanhas fez vítimas em todos os partidos de nossa história recente. Para citar os principais, PT, PSDB, PMDB e DEM conheceram a praga das doações ilegais nos últimos anos.

Vai aqui um palavrão: reforma política. Se não dá para fazer uma reforma digna desse nome, governo e oposição deveriam unir esforços para mudar a regra de financiamento eleitoral.

O financiamento público puro é defendido por muitos e também atacado por muitos. Uma pena muita dura, como perda de mandato para quem for pego recorrendo ao caixa 2, talvez possa ser um caminho.

Existe a ideia de misturar financiamento público e privado. Este último com limites baixos para pessoas físicas e jurídicas, como contribuir até um teto de R$ 1.000 por candidato.

Enfim, há propostas em discussão faz tempo. Os escândalos em série sobre financiamento eleitoral são um sinal de que está passando da hora de mudar a forma como os políticos pagam suas eleições."

Esse tipo de problema não é diferente aqui !

Nenhum comentário:

Postar um comentário