Saidinha de Banco no clickPb

Reproduzo matéria publicada no Clickpb sobre a nossa lei anti-saidinha de banco:

Sancionada pela Câmara Municipal de João Pessoa em 22 de novembro de 1007, o Projeto de Lei do vereador Professor Paiva (PSDB) que ficou conhecido como “saidinha de banco que obriga a instalação de câmeras de vídeo no lado de fora de todas as agências bancárias e instituições financeiras localizadas na capital, foi notícia hoje no Bom Dia Brasil da Globo e no Jornal o Globo.

A Lei – As agência bancárias ou instituições financeiras deverão manter em funcionamento no mínimo três câmeras para cobertura externa em cada local de entrada e saída e/ou de passagem externa obrigatória.

O monitoramento feito pelas referidas câmeras será realizado por meio de gravação dos locais a serem protegidos, 24 (vinte e quatro) horas por dia, sendo que as imagens gravadas deverão ser salvas em local seguro, preservado pelo período mínimo de 06 (seis) meses e colocadas à disposição do Poder Público, especialmente das autoridades policiais, sempre que solicitado.


Lei municipal reduz roubos em porta de bancos de João Pessoa

JOÃO PESSOA - Um golpe que faz vítimas em todo o Brasil, a saidinha de banco, está sendo combatida com sucesso em João Pessoa, na Paraíba. O golpe é o terror dos clientes, que são abordados por bandidos depois de sacar dinheiro. Mas duas leis municipais de João Pessoa ajudaram a reduzir esse tipo de crime. Desde abril, os bancos foram obrigados a ampliar o sistema de vigilância com câmeras.

- A lei diz que toda agência bancária tem que ter, no mínimo, três câmeras em torno do banco - diz o agente de fiscalização do Procon João Bosco.

- Geralmente, um dos bandidos fica no interior do banco, vendo o movimento, vê quem sacou uma quantidade grande de dinheiro. São essas pessoas que são abordadas - explica o delegado Marcos Vasconcelos.

A segunda lei obrigou os bancos a instalar painéis de quase dois metros de altura. A divisória separa o ambiente dos caixas e a fila de espera. O painel é uma garantia de mais sigilo e tranquilidade para quem vai sair do banco com muito dinheiro.

- Tirava alguns valores e todo mundo ficava olhando. Agora ficou melhor - elogia o auxiliar de serviço Severino Galdino.

A lei ainda proíbe o uso de celular na área de espera. Depois das medidas, o número de crimes desse tipo caiu cerca de 90%. Só não dá para descuidar.

- Ir com acompanhante, mudar caminhos e mudar hábitos. Não fazer a mesma coisa todos os dias são alguns cuidados básicos - diz o delegado Marcos Vasconcelos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS