Livro Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais - 2a. edição




Apresento-lhes o nosso mais novo texto na área de informática, o livro Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais em sua segunda edição, revisada e ampliada, com o intuito de que esse texto possa ser utilizado pelos seus alunos nas disciplinas iniciais na área de programação de computadores.


Este texto é fruto do meu trabalho docente realizado ao longo de mais de vinte anos como professor de disciplinas ligadas à programação de computadores em várias instituições paraibanas, tais como: o Colégio Estadual Oswaldo Pessoa, o SENAC, o Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) e as Faculdades ASPER.


O trabalho está focado no ensino da programação de computadores e estruturas de dados, sendo destinado aos cursos com duração mínima de um semestre em nível técnico e universitário. O livro pode ser usado como livro texto de disciplinas formais de cursos regulares ou como um guia para os autodidatas da programação de computadores.


Cada capítulo está organizado de forma a facilitar a aprendizagem dos assuntos tratados, sendo composto pela teoria, exemplos, exercícios resolvidos e exercícios propostos. Nesta segunda edição, selecionamos e incluímos em cada capítulo, de forma inédita no mercado editorial nacional na área de Informática, questões do ENADE 1, do POSCOMP 2 e de vários concursos públicos na área da Ciência da Computação, tentando subsidiar os nossos leitores a adquirirem uma boa noção de como serão cobrados em um futuro não muito distante.


No primeiro capítulo, são abordados os conceitos fundamentais para a programação de computadores, tais como a definição de algoritmo e suas formas de representação.


O segundo capítulo faz uma opção por uma linguagem algorítmica, que é caracterizada para permitir a sua utilização como ferramenta para representar os algoritmos a serem desenvolvidos ao longo do livro.


No terceiro capítulo, estabelece-se uma metodologia para ser usada na resolução dos problemas propostos, facilitando a assimilação do processo de busca de uma solução para cada problema tratado.


No capítulo quatro, é feita uma primeira conversão entre os algoritmos representados na linguagem algorítmica e as linguagens C e Pascal, as duas principais linguagens de programação utilizadas para fins didáticos no ensino da programação de computadores.


No capítulo cinco, trabalha-se uma das estruturas básicas da programação de computadores que é a decisão ou seleção, introduzindo os comandos que permitem a materialização dessa estrutura.


No capítulo seis, aprofunda-se a estrutura de repetição ou iteração, apresentando os comandos que são mais representativos para essa pilastra da programação de computadores.


O capítulo sete, é utilizado para dar uma visão substancial sobre a manipulação e aplicações de vetores e matrizes na programação de computadores.


O capítulo oito tem por objetivo, desenvolver a técnica da modularização através do aprofundamento dos conceitos de procedimento, função e passagem de parâmetros.


O capítulo nove introduz o uso da técnica da recursividade na programação de computadores e apresenta os conceitos básicos sobre a análise da complexidade e eficiência de algoritmos.


O capítulo dez apresenta e analisa alguns métodos de classificação interna e de pesquisa, permitindo uma análise comparativa em termos de desempenho dos diferentes algoritmos entre os diferentes métodos apresentados para cada operação estudada.


O capítulo onze lida com o processamento de “strings”, oferecendo ao leitor a possibilidade de analisar as soluções apresentadas e desenvolver várias rotinas interessantes com este propósito.


O capítulo doze preenche uma lacuna da edição anterior, que não abordava o tratamento de arquivos e as suas operações  possíveis e mais comuns, tais como a criação, a abertura, a leitura, a gravação, o tratamento para obter informações importantes, dentre outras possibilidades.


O capítulo treze discute os chamados tipos abstratos de dados, sendo centrado

sobre listas, filas e pilhas.


O capítulo quatorze apresenta uma série de sugestões para que o neoprogramador adquira hábitos saudáveis na elaboração dos seus programas, abordando questões como a documentação interna e a otimização de código.


O capítulo quinze apresenta a relação entre as estruturas de programação aprendidas e as utilizadas nas principais linguagens de programação utilizadas na atualidade, dando ênfase especial à linguagem Java. São introduzidos também os conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos (POO) e as suas conexões com a Programação Estruturada (PE), buscando facilitar o desenvolvimento de software, conjugando o melhor dos dois mundos.


No apêndice A, é apresentado um glossário para facilitar o acesso aos termos técnicos utilizados ao longo do livro.


O apêndice B traz algumas sugestões de projetos de conclusão de curso para serem implementadas pelos alunos.


No apêndice C, você encontrará a indicação de como acessar as respostas das questões objetivas dos exercícios propostos em cada capítulo.


O livro poderá ser adquirido pelo site da editora Ciência Moderna, www.lcm.com.br, ou diretamente com o autor pelo e-mail paiva.professor@gmail.com.


 Agradeço antecipadamente pela atenção de todos com esse nosso novo trabalho, colocando-me à disposição para maiores esclarecimentos.





Severino Paiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS