Início das Aulas




Todas as escolas e Faculdades já inciaram ou estão para iniciar o ano letivo de 2009 por esses dias. As expectativas são muitas sob vários aspectos.

São muitos os preparativos tanto das instituições como dos alunos e seus familiares. Sempre há a cada início de ano toda uma expectativa em torno do convívio entre os amigos que não se vêem há algum tempo. Os docentes já estão ,com saudade desse contato com a juventude que nos enche, literalmente, de energia rejuvenescedora.

O verdadeiro educador vibra com esse contato. Ele permite a nós todos vivermos a essência do termo latino educere: ajudar a levantar. Transformar, dar condições para a mudança, a evolução.

O grande desafio para os mestres é proporcionar aprendizagem, fazer crescer intelectualmente. Os desafios são muitos, a concorrência pela atenção pesada, mas é preciso ir "aonde" o aluno está, parafraseando Milton Nascimento.

Atualmente, a grande maioria dos jovens utiliza algum tipo de recurso de comunicação ligado à Internet. O Orkut, e-mail, blog, lista de discussão, site pessoal etc. Como concorrer com essas modernidades tecnológicas?

E por que concorrer ? Vamos nos utilizar desses recursos para nos aproximarmos do nosso aluno. É o que proponho. Por que não criamos a comunidade no Orkut da nossa turma ? Por que não criarmos um blog da nossa disciplina e termos esse contato facilitado e até amplificado utilizando recursos inerentes ao dia a dia do nosso aluno ?

Estou proporndo na ASPER, instituição na qual trabalho, que cada turma tenha o seu blog e que esse blog seja gerenciado pelos professores e coordenadores de curso. Ao aluno caberia, nesse caso, participar como seguidor e postar comentários apresentando suas dúvidas, posições, opiniões e questionamentos. A cada postagem do professor com uma lista de exercícios, uma sugestão de leitura, um link para um vídeo ou página na Internet, o aluno receberá uma mensagem dando conta de que tem uma comunicação dos seus mestres.

Imaginem a facilidade de comunicação estabelecida ! A idéia não é original, mas é a primeira vez que umam instituição de ensino o faz de forma institucionalizada. Cada Professor deve postar seu material no blog da turma de forma a permitir a democratização do acesso à informação de forma eficiente e rápida.

Aguardamos ganhos nessa relação extra-classe nesses tempos modernos de vida corrida com algumas iniciativas simples como essa.

Inove, invente, haverá sempre uma saída. Nós podemos melhorar as coisas, se nós quisermos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCLARECENDO AS AVALIAÇÕES DO MEC PARA O ENSINO SUPERIOR

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA

DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES OBJETIVAS