Tenho observado nos últimos tempos uma série de confusões e manipulações na divulgação dos resultados das avaliações do MEC sobre a qualidade de ensino das instituições e dos cursos superiores no Brasil. Com este texto, pretendo levar um pouco mais de esclarecimento sobre a questão e com isso, permitir que a população em geral possa entender e avaliar melhor as instituições e os seus cursos, sem serem induzidas a avaliações equivocadas pelo marketing educacional. O governo Lula instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação – em substituição ao antigo Provão do governo FHC. O SINAES é uma avaliação mais completa, levando em conta outros critérios de análise (projeto pedagógico, responsabilidade social, infraestrutura, qualificação docente etc) além da mera avaliação do aluno. O SINAES é composto por algumas avaliações isoladas: 1 - ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – prova obrigatória aplicada aos alunos concluintes e ingressantes dos cursos de
Tenho abordado o tema trânsito de forma recorrente em algumas das minhas reflexões nos últimos anos por uma simples questão de necessidade e também pela vontade de contribuir como cidadão cônscio das suas responsabilidades. Além do mais, sou do tempo em que nos gabávamos de termos um dos melhores trânsitos do Brasil, o que nos permitia exercermos livres e facilmente o nosso direito constitucional de ir e vir. Historicamente, a indústria automobilística sempre teve muito espaço político dentro dos governos no Brasil, obtendo muitas facilidades para produzir e vender seus produtos aos brasileiros. Esses recordes sucessivos de produção, flexibilidades para financiamento e o apelo publicitário têm inundado as nossas ruas de carros, trazendo consigo as agruras do trânsito caótico que vivenciamos na maioria das nossas cidades. No sentido contribuir com a melhoria do nosso trânsito, sugiro algumas medidas que podem ser adotadas para viabilizar a melhoria do fluxo de veículos em nossas ru
Vamos apresentar uma sequencia de passos para melhorar o seu desempenho nas provas objetivas, que consistem em provas nas quais se tem questões com um enunciado do problema e algumas alternativas para que se possa determinar a resposta correta. Estamos a disposição dos alunos para contato através: Twitter: @professorpaiva; Facebook: @SeverinoPaiva; Linkedin: Severino Paiva ou e-mail: paiva.professor@gmail.com . Vamos às dicas: 1 – Calcule antecipadamente o tempo disponível para cada questão da prova. 2 – Toda prova tem questões mais fáceis. Identifique-as e inicie a resolução por elas ou então comece pela prova que corresponda a disciplina na qual você é mais forte. 3 – Leia atentamente a questão para entender o que de fato ela pede. Nunca resolva uma questão sem analisar todas as alternativas, evitando as opções “casca de banana”, que visam apenas confundir o candidato. 4 – Marque com um pequeno ponto a alternativa que julgar correta. Não é bom considerar a primeir
Comentários
Postar um comentário