Como anda o seu Currículo?
Todo mundo sabe que ter um bom currículo é um dos
primeiros passos para encontrar um emprego, mas nem todos se fazem a famosa
pergunta: "Meu currículo está bem feito?".
Provavelmente você
nem imagina, mas talvez seu currículo já tenha sido descartado de alguma
seleção de emprego unicamente por causa da aparência e do excesso (ou falta) de
informações apresentadas. Ter experiência e estudos é importante, mas não saber
como apresentá-los pode botar tudo a perder.
Obviamente, não
existe o currículo ideal. Cada empregador vai olhar de uma forma diferente para
o que tiver em mãos. Por isso, o segredo é conhecer bem a empresa onde quer
trabalhar e estruturar as informações de acordo com o perfil do lugar - e
jamais mentir no CV, é claro!
Lembre-se de que
provavelmente o responsável por analisar currículos tem bastante material em
mãos. Centenas e centenas de outros currículos disputando espaço com o seu.
Como se sobressair? O que fazer para ser notado em meio a essa multidão?
O primeiro passo é
buscar um equilíbrio: nem detalhes em excesso, nem informação de menos. Nem tão
longo, nem tão curto. Usar a objetividade é o primeiro passo. Informações bem
estruturadas ajudam a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador.
Mas existem outros
segredos que envolvem a confecção de um bom currículo. Vamos desvendá-los ponto
a ponto a seguir!
1.
Economize na quantidade de dados pessoais
Não precisa encher
o currículo com todos os tipos de dados pessoais. O possível empregador não
precisa saber do seu RG, CPF, tampouco do nome dos seus pais antes mesmo de
contratá-lo. Em vez disso, coloque apenas:
>Nome completo
>E-mail
>Telefone de contato
>Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais.
>Cidade onde mora
>Idade ou data de nascimento (opcional)
>Telefone de contato
>Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais.
>Cidade onde mora
>Idade ou data de nascimento (opcional)
Aqui vale uma observação
importante : cuidado com os nomes que você usa em e-mails e endereços de redes
sociais. Apelidos de internet ou associações com personagens de filmes,
quadrinhos e videogames podem passar uma impressão negativa ao avaliador. Para
parecer mais profissional, crie um endereço apenas com o seu nome real e
nenhuma informação a mais.
2.
Especifique uma área de atuação
Depois dos dados pessoais
e antes da descrição de suas experiências e formação, é legal apresentar uma
área de atuação bem definida, com bom destaque, usando poucas palavras. Essa
informação deve comunicar, de maneira rápida e genérica, com o que você
trabalha. Exemplo:
-Redes Sociais e
Publicidade Online
-Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
-Finanças e Controladoria
-Enfermagem e Acompanhamento de Saúde
-Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
-Finanças e Controladoria
-Enfermagem e Acompanhamento de Saúde
Este não é o espaço
para informar o cargo desejado (gerente de compras, assistente comercial,
analista de redes sociais). É importante saber diferenciar cargos de áreas de
atuação!
3.
Descreva sua Formação
Descreva, de forma
sucinta, seus cursos de graduação e pós-graduação. Utilize os seguintes dados e
use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo. Veja como fazer:
-Modalidade do
curso
-Título do curso
-Instituição
-Local do Curso
-Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).
-Título do curso
-Instituição
-Local do Curso
-Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).
Exemplo:
-Mestrado em
Biologia Marinha - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) -
2015 (em curso)
-Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP) - 2011 - 2014.
-Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP) - 2011 - 2014.
4.
Faça um resumo das suas qualificações
Usando poucas
palavras, faça um resumo das suas principais qualificações, descrevendo as
áreas de atuação e seu papel em cada uma delas. Exemplo:
-Redes Sociais:
produção de conteúdos, interação com o público no Twitter e no Facebook,
gerenciamento de crises, encaminhamento de solicitações.
-Publicidade Digital: experiência em publicidade do Google, definição de campanhas, planejamento de custos .
-Publicidade Digital: experiência em publicidade do Google, definição de campanhas, planejamento de custos .
Evite colocar uma
lista muito grande de qualificações, mesmo que sejam importantes. Escolha
apenas aquelas que têm mais a ver com a empresa onde você concorre a uma vaga.
5.
Capriche na experiência profissional
Essa é uma das
partes mais importantes do seu currículo, é preciso tratá-la com atenção
especial. Aqui devem entrar suas experiências mais atuais e relevantes.
A ordem das
experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.
Os dados que devem
aparecer são:
-Nome da empresa
onde trabalha ou trabalhou
-Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)
-Brevíssima descrição da empresa
-Último cargo ocupado ou função realizada
-Descrição das suas atividades nesta empresa
-Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)
-Brevíssima descrição da empresa
-Último cargo ocupado ou função realizada
-Descrição das suas atividades nesta empresa
Exemplo:
Mídia Digital Ltda.
(2011-2015)
Empresa
especializada na produção e execução de campanhas de mídias sociais para
grandes corporações.
Cargo : Gestor de mídias
Atividades :
- Gerenciar a
produção de campanhas online dos principais clientes da empresa.
- Desenvolver
relatórios de produção, com análise crítica e recomendações.
- Gerenciar equipes
de produção de conteúdos (texto e imagens) para veiculação na internet.
Outra informação
importante: se você tem muitas experiências anteriores ou fora da área para a
qual você disputa uma vaga, deixe-as para lá. Não precisa criar uma lista
enorme de empresas só para provar que tem experiência. Escolha as cinco mais
relevantes para detalhar, mesmo que sejam antigas.
6.
Cursos e outras atividades
Se você tem cursos
técnicos, experiências internacionais, ou participação em eventos que possam
turbinar as chances de ganhar a vaga, liste-os no fim do currículo. Não precisa
encher de detalhes nem fazer uma lista comprida de eventos. Basta colocar o
título, a instituição, o local e a data. Exemplo:
-Curso de formação
em monitoria de redes sociais, pelo Instituto Internacional de Mídia. Fortaleza
(CE), 2014.
-Curso avançado de gerenciamento de redes, pela Associação Brasileira de Mídia Digital. Florianópolis (SC), 2015.
-Curso avançado de gerenciamento de redes, pela Associação Brasileira de Mídia Digital. Florianópolis (SC), 2015.
7.
Esqueça as fotos e outros recursos gráficos
Não ponha fotos no
currículo, a menos que seja exigido pela empresa. E no caso de ter que incluir
sua foto, tente usar uma simples em que você pareça natural e simpático. Evite selfies , fotos em trajes
de banho, em viagens ou festas. Uma simples imagem com boa luz e fundo neutro podem
contar muito mais a seu favor.
Também não precisa
utilizar recursos gráficos para enfeitar o currículo. Bordas, elementos
florais, fontes diferentes, efeitos de sombra, excesso de cores, enfim. Seja
simples.
A fonte do texto
deve ser sóbria também. Evite as cursivas, que parecem escritas à mão, ou muito
enfeitadas - elas podem provocar dificuldade de leitura.
8.
Observe a linguagem!
Nada mais
comprometedor para um profissional do que apresentar um currículo com erros de
português!
Invista em uma
revisão detalhada de todo o seu currículo. Se não tem certeza sobre a grafia de
determinada palavra, consulte-a em algum dicionário online. Se é inseguro para
escrever, peça a ajuda de alguém especializado. Só não vale enviar currículo
com erros para o avaliador.
9.
Observe o formato
Se você não for
designer, artista ou arquiteto, que geralmente têm currículos mais gráficos (os
chamados portfólios), procure não inventar formatos diferentes para
impressionar o avaliador.
O segredo do sucesso
é, muitas vezes, não ter medo de parecer comum: faça a diagramação das
informações usando o tamanho A4 - que é o padrão no Brasil - e utilize fontes
com pouca diferença de tamanho nos títulos e textos. Tente concentrar as
informações em, no máximo, duas páginas. Nada de tentar impressionar pelo
volume!
Para imprimir, vale
a pena usar um papel A4 branco de melhor qualidade, com uma gramatura levemente
mais alta que o padrão. Esses papéis são facilmente encontrados em papelarias.
10.
Simplicidade é o melhor caminho
Currículos imensos,
cheios de palavras difíceis e detalhes desnecessários não impressionam ninguém
- pelo contrário, se perdem na pilha de outros currículos. Às vezes, na
tentativa de chamar a atenção do avaliador, acabamos exagerando na quantidade
de informações e o resultado disso é que o documento acaba na lata do lixo.
Use palavras
simples e corriqueiras, fuja dos rebuscamentos e da tentativa de "parecer
inteligente". Seja prático, objetivo. Passe a ideia de eficácia. Uma boa
carreira começa sempre com um bom currículo! Boa sorte!
Fonte: www.terra.com.br
– Guia de Carreira
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