Brasil é o pais da repetência
O censo
escolar levanta ano a ano, escola a escola, dados que ajudam a dimensionar o
quanto o Brasil avançou – ou não – na quantidade e na qualidade do ensino. Na
edição que o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulga nesta
quinta-feira, há um dado que, mesmo tendo jeitão de reprise, deve vir aos
holofotes como um aviso de que há algo de muito errado por aqui: a repetência
no país continua entre as mais altas do mundo. Trata-se de um indicador
inequívoco do baixo nível das escolas brasileiras.
Os
números confirmam que o Brasil está ainda muito longe do que propõe o Plano
Nacional de Educação: no papel, 95% dos alunos deveriam concluir o ensino
fundamental na idade adequada até 2024; na realidade, 23% (quase um de cada
quatro estudantes) que cursam o 9º ano em colégio público repetiram pelo menos
uma vez ao longo de sua vida escolar. A diferença para as escolas particulares
merece ser ressaltada pelo fosso que as separa: na rede privada, 7% tiveram a
mesma trajetória.
“O alto
índice de alunos repetentes sinaliza que o professor não está ensinando, o
aluno não está aprendendo e o Brasil joga dinheiro fora num sistema
inoperante”, resume a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães. Em
2015, a repetência dragou cerca de 30 bilhões de reais dos cofres públicos
(está incluído aí o preço de pagar duas vezes pelo mesmo aluno). O economista
americano Eric Hanusheck, especialista em derrubar os costumeiros mitos que
pairam sobre a sala de aula, costuma dizer: repetir custa caro ao aluno e ao
país. E pior ainda, é um ciclo vicioso. Repetência chama repetência. Mas que
fique claro: a ideia não é passar todo mundo de ano baixando a régua. Escola
boa é aquela que consegue evitar este desfecho sem abrir mão de metas elevadas.
Fonte: www.veja.com.br
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