PENSAMENTO OU RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL
A valorização da formação de pessoas com a habilidade para resolver problemas fez surgir nos últimos anos o termo pensamento ou raciocínio computacional, tema este que é o alvo principal do nosso último livro Introdução à Programação e ao Pensamento Computacional, pela editora Ciência Moderna, lcm.com.br.
Segundo Jeanette Wing (2006), uma das maiores autoridades mundiais sobre o uso de tecnologia como ferramenta de aprendizagem, o pensamento computacional (PC) é o processo de reconhecer aspectos da computação no mundo que nos rodeia e aplicar ferramentas e técnicas para entender e raciocinar sobre sistemas e processos naturais, sociais e artificiais.
Dito de outra forma, Wing definiu o pensamento computacional como a elaboração de problemas e soluções representados de forma que possam ser executados por elementos processadores de informações, quer sejam humanos, computadores ou uma combinação de ambos.
Em seu trabalho, Wing caracteriza o pensamento computacional com os seguintes elementos:
- Conceitualização (organização dos conceitos) e não programação;
- Habilidade fundamental, não mecânica;
- Uma forma que humanos, não computadores, pensam;
- Um pensamento que combina raciocínio matemático e de engenharia;
- Composto pode ser por ideias, não somente software e hardware;
- Para todas as pessoas, em todos os lugares.
Ainda segundo Wing, o pensamento computacional está estruturado sobre quatro pilares básicos:
1. Decomposição: dividir a questão em problemas menores e, portanto, mais fáceis de resolver;
2. Padrões: identificar o padrão ou os padrões que geram o problema e/ou levam à sua solução;
3. Abstração: ignorar os detalhes irrelevantes de uma solução de modo que ela possa ser válida para diversos problemas, concentrando-se nos aspectos mais importantes;
4. Algoritmo: estipular as etapas ou sequência de passos para resolver um dado problema.
De acordo com Bezerra (2014), o Pensamento Computacional é uma habilidade de extrema importância e precisa ser aprendida por todos, da mesma forma que todos devem aprender a ler e escrever.
O Google For Education (2015) define PC como sendo uma abordagem usada para solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação.
Há consenso entre vários autores de que que o Pensamento Computacional pode desenvolver várias habilidades nos alunos que são expostos a atividades dessa natureza, dentre elas:
- Capacidade de reflexão;
- Raciocínio algorítmico e matemático;
- Visão generalista;
- Reconhecimento da importância da análise de dados;
- Habilidade para resolver problemas.
Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular faz várias referências ao termo “pensamento computacional”, especificamente, na parte introdutória do seu Caderno de Matemática:
“Outro aspecto a ser considerado é que a aprendizagem de Álgebra, como também aquelas relacionadas a outros campos da Matemática (Números, Geometria e Probabilidade e Estatística), podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos, tendo em vista que eles precisam ser capazes de traduzir uma situação dada em outras linguagens, como transformar situações-problema, apresentadas em língua materna, em fórmulas, tabelas e gráficos e vice-versa.
Associado ao pensamento computacional, cumpre salientar a importância dos algoritmos e de seus fluxogramas, que podem ser objetos de estudo nas aulas de Matemática. [...] Outra habilidade relativa à álgebra que mantém estreita relação com o pensamento computacional é a identificação de padrões para se estabelecer generalizações, propriedades e algoritmos.” (BRASIL, 2018)
Implantado no cotiado escolar, o pensamento computacional pode possibilitar que os alunos resolvam problemas, os dividam em partes e criem algoritmos para solucioná-los, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o entrosamento com novas tecnologias, qualidades extremamente valorizadas em mundo em constante evolução.
Em nosso canal do Youtube, https://www.youtube.com/c/ProfessorPaiva, disponibilizamos uma playlist sobre Pensamento Computacional para ajudar a comunidade escolar a introduzir esta ferramenta em suas práticas didáticas.
Nos encontraremos no canal do Professor Paiva, um grande abraço.
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